Angop - Agência de Notícias Angola Press

PIIM aumenta rede escolar

09 Setembro de 2019 | 15h30 - Educação

Luanda - A operacionalização e execução do Programa Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) poderá contribuir para o aumento da rede escolar em Angola, cifrada actualmente em 18 mil e 297 escolas.

  • Vista frontal da Escola do 1º Ciclo Njinga a Mbande

O prognóstico é do secretário de Estado para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista, para quem o PIIM vai também promover a integração de novos alunos no sistema de ensino.

Dados disponíveis indicam que O sector controla dez milhões 608 mil e 415 alunos da iniciação ao segundo ciclo do ensino secundário no presente ano lectivo, em de 97 mil e 459 salas de aula.

Para cobrir a demanda são necessárias seis mil e 371 escolas, correspondendo a 57 mil e 143 salas de aulas. Os dados indicam a existência de um milhão 302 mil e 760 alunos fora do sistema de ensino.

Jesus Baptista, que falava à imprensa à margem do seminário sobre “Formação Executiva – Fundamentos e Importância para Qualidade da Educação, considera fundamental olhar a educação como prioridade e de forma integrada e ter em conta todos os sectores para que o professor que trabalha nas zonas rurais tenha as condições criadas para ministrar as suas aulas com as necessidades que se impõe.

Considera importante formar professores para um ensino de qualidade, uma vez que o sector prima pela formação, capacitação e superação dos técnicos.

Já para o director geral do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, Isaac Paxe, o seminário faz parte de um programa que o Ministério da Educação (MED) está a instituir, para preparar os quadros e os técnicos a nível local.

Pretende-se, adiantou o responsável, que compreendam os processos ligados  a gestão e liderança da educação, para, posteriormente, se poder planificar e coordenar as acções para que a educação aconteça na escola na qualidade esperada.