Angop - Agência de Notícias Angola Press

Bolsas do INAGBE estão pagas até Março

16 Maio de 2019 | 16h20 - Educação

Luanda - O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE) tem regularizado o pagamento dos subsídios dos bolseiros angolanos no exterior, até ao mês de Março último.

  • Ana Paula Elias, Directora Geral do INAGBE

O facto foi dado a conhecer pela directora da instituição, Ana Paula Tuavanje Elias, durante uma conferência de imprensa para apresentação do website e anúncio do processo de candidatura as bolsas de estudo internas de graduação e pós-graduação para o ano académico/2019.

A responsável referiu que a situação dos bolseiros no exterior é estável e que já estão a ser processados os subsídios referentes ao mês de Abril.

O INAGBE tem estudantes em 23 países, estando sob controlo 3.617 bolseiros externos e 15.780 internos.

Relativamente a novas bolsas para o exterior avançou que estão suspensas por questões financeiras, mas que mecanismos estão a ser envidados para inverter o quadro.

Para este ano académico, avançou, o processo de candidaturas para bolsas internas vai decorrer de 24 de Maio a 22 de Junho, com 6.500 bolsas de estudos disponíveis, um acréscimo de 1.500 vagas em relação o ano transacto.

De acordo com a responsável, 5.500 serão para as graduações e mil para pós-graduação, cujas inscrições deverão ser feitas no website www.inagbeoneline.com.

Neste processo serão priorizados os cursos deficitários e os candidatos a bolsas para as graduações, mestrados e doutoramentos deverão ter no máximo os 25, 35 e 45 anos, respectivamente.