Angop - Agência de Notícias Angola Press

Instituto de Saúde do Namibe com 120 vagas para dois cursos

11 Janeiro de 2019 | 14h42 - Educação

Moçâmedes - Cento e vinte vagas estão disponíveis para os estudantes da 10ª classe, no Instituto Politécnico de Saúde, nos cursos de nutrição e estomatologia no município de Moçâmedes, província do Namibe.

A instituição ministra 13 cursos, mas por falta de professores de especialidade, apenas funcionam seis, como análises clínicas, farmácia, estatística médica, fisioterapia, estomatologia e enfermagem.
 

Para o efeito, necessita de 215 professores para ministrar os cursos de anatomia patológica, cardiopneumologia, dietética, ortopedia, ortoprotesia, saúde ambiental, mais salas de aulas, campo polivalente para aulas de educação física, biblioteca e posto de saúde para práticas.

Actualmente conta com sete salas de aula e cinco laboratórios, 102 funcionários, sendo 52 professores efectivos, 18 professores colaboradores, 26 voluntários e 47 técnicos administrativos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo director da instituição, Inocêncio Sachilombo, garantindo que as inscrições tiveram  inicio a três do mês em curso.

Os exames de admissão estão previstos para dia 16 do mês curso.

Em 2018, o instituto havia matriculado 675 estudantes, sendo 226 no curso de enfermagem, 102 análises clínicas, 40 de farmácia, 76 estatística médica, 74 fisioterapia e 40 estomatologia. Deste numero 596 estudantes aprovaram, 75 reprovaram e quatro desistido.