Angop - Agência de Notícias Angola Press

PR - Telefonia regista 60 mil novos usuários

15 Outubro de 2020 | 16h47 - Economia

Luanda - Os serviços de telefonia móvel em Angola registaram, no último ano, um acréscimo de 60 mil e 801 subscritores, elevando para 14 milhões, 937 mil e 350 utentes, anunciou hoje o Presidente da República, João Lourenço.

  • Antena de uma das operadoras telefonia móvel

Segundo o Presidente da República, que falava por ocasião da abertura do ano Parlamentar, neste sector estão registados seis milhões, 714 mil e 252 subscritores com acesso à Internet, o que representa um acréscimo de 74 mil e 458 subscritores.

Informou estar em curso negociações para assinatura do contrato com a Africel, vencedora do concurso público para atribuição do Título Global Unificado, para uma nova operadora de telefonia móvel.

Em relação ao projecto Angosat, o Chefe de Estado destacou que, no âmbito das compensações da perda do satélite Angosat-1, foram formados especialistas em serviços espaciais, em satélite de telecomunicações, em desenho da carga útil e em mudanças para a plataforma de serviços do Angosat, estando a construção do Angosat-2 a decorrer com normalidade.

Louvou a iniciativa privada dos investidores que acabam de lançar em Luanda uma fábrica de montagem de telemóveis, tablets e computadores, que vai não só aumentar a oferta deste tipo de produtos de grande procura por todos, mas sobretudo pelos jovens, e criar postos de trabalho.

No serviço de televisão por assinatura, disse estarem registados um milhão, 799 mil e 164 subscritores, um aumento de 74 mil e 340.         

O Presidente da República sublinhou que o maior desafio está na extensão do sinal de rádio e de televisão em todo território nacional, de acordo com as metas do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018/2022.

A experiência piloto do projecto de Televisão Terrestre Digital decorre nas províncias de Luanda e de Malanje, para posterior expansão em todo o País, ao serviço das Telecomunicações, da Radiodifusão e da Televisão, numa parceria com o Governo japonês.