Angop - Agência de Notícias Angola Press

Cunene ganha brigada de manutenção de estradas

11 Setembro de 2019 | 13h31 - Economia

Ondjiva - A província do Cunene conta, desde o princípio deste mês, com a primeira brigada de manutenção e terraplanagem de estradas secundárias e terciárias, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), anunciou nesta terça-feira, em Ondjiva, o governador local, Vigilio Tyova.

  • Cunene: Governador do Cunene, Vigilio Tyova.

Esta brigada equipada com máquinas, segundo o governador, permitirá a manutenção das vias e a terraplanagem de novas estradas para a melhor circulação de pessoas e bens.

Vigílio Tyova, que intervinha na reunião do Conselho Provincial de Auscultação às Comunidades, disse que os seis municípios da província do Cunene vão se beneficiar dos serviços, mas isso passará pela elaboração de um documento orientador que vai definir as localidades prioritárias, isto é, os municipios  mais necessitados serão os primeiros a ter intervenções.

O governante destacou que o programa (PIIM) é um veículo importante para levar mais desenvolvimento aos municípios e, bem executado, aumentará a capacidade de intervenção dos municípios e qualidade de vida à população.
O PIIM, lançado este ano pelo Presidente da República, João Lourenço, para um período de implementação até 2020, prevê concretizar  mil e 864 intervenções e projectos vastos e diversificados nos 164 municípios do país, ligados às áreas definidas como prioritárias.

O plano conta com um orçamento avaliado em  dois mil milhões de dólares norte-americanos, recursos providos pelo Fundo Soberano de Angola.

Estão inscritos no PIIM projectos dos sectores da saúde, construção e obras públicas, urbanismo, energia e águas, segurança e ordem pública, saneamento básico e infra-estruturas, administrativas e autárquicas, e vias de comunicação, repartidos pela colocação de asfalto, reabilitação e terraplanagem de estradas.