Angop - Agência de Notícias Angola Press

Cafeicultores de Nhârea produzem mais de 200 toneladas de café

16 Agosto de 2019 | 17h18 - Economia

Nhârea - Mais de 200 toneladas de café foram produzidas este ano pelos cafeicultores do município de Nhârea, província do Bié, mais 22 toneladas em relação ao período anterior.

Em declarações à Angop, hoje (sexta-feira), o director local do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Adolfo Sekwalale, afirmou que o aumento de produção é fruto da expansão das áreas de plantação, de 35 hectares este ano, contra dez do ano passado (2018).

Com vista assegurar cada vez mais a cultura do “bago vermelho”, disse que no presente ano foram distribuídos aos produtores perto de 150 mil plantas, A este, juntou-se também 100 mil entregues pelo IDA em 2018.

Disse que o IDA tem incentivado os agricultores a apostar na produção de café, através da disponibilização de instrumentos de produção e formação de novos métodos e técnicas para o cultivo do café.

A cultura do café, no município de Nhârea, foi relançada em 2015, na altura com entrega de 44 mil mudas.

A Direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural na província do Bié controla 295 cafeicultores e 147,5 hectares de área produtiva.

A província do Bié, centro de Angola, possui uma população estimada em um milhão e 455 mil 255 habitantes, distribuídos pelos municípios do Andulo, Cuito, Catabola, Cunhinga, Chinguar, Chitembo, Nhârea, Cuemba e Camacupa.