Angop - Agência de Notícias Angola Press

Mbanza Kongo promove "Expo-Kongo em Julho

12 Junho de 2018 | 17h33 - Economia

Mbanza Kongo - Uma feira internacional a denominar-se "Expo-Kongo/2018" será realizada de 5 a 8 do próximo mês de Julho, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, para assinalar o primeiro aniversário da inscrição desta localidade na lista do património mundial da Unesco.

  • Zaire: Vice-governador, António Félix Kialungila, na conferência de apresentação do programa das actividades

O facto foi anunciado hoje, segunda-feira, pelo vice-governador do Zaire para o sector político, económico e social, António Félix Kialungila, em conferência de imprensa, que serviu para a apresentação do programa geral das actividades em torno à efeméride a assinalar-se a 8 do próximo mês.
 
O responsável explicou que a Feira Internacional, a primeira do género, será realizada em parceria com uma empresa nacional vocacionada para tal, devendo expor potencialidades da região nos mais diversos domínios da vida económica, social e cultural, bem como mercadorias e produtos de empresas nacionais e estrangeiras.

O espaço defronte às ruínas da antiga sé catedral (Kulumbimbi) até à rotunda do soldado desconhecido, no casco urbano, é o local escolhido para a realização desta bolsa de negócios que deverá abarcar uma área de exposição de dois mil metros quadrados.

O vice-governador avançou que estarão disponíveis diferentes espaços, entre eles o que vai acolher a Feira Internacional, propriamente dita, um outro para a Feira de Gastronomia Kongo, que vai expor as iguarias tradicionais da região, ao passo que o terceiro espaço vai acolher produtos agro-pecuários e de pesca.

De acordo com o responsável da empresa Clin-Carlos, promotora do evento, Domingos André Fernandes, espera-se a participação de aproximadamente 90 empresas nacionais e estrangeiras, que deverão pagar um valor equivalente a 180 mil Kwanzas cada para habilitarem-se ao certame.

Avançou que a sua empresa já iniciou os contactos, a nível de Luanda, com diversas empresas nacionais e estrangeiras que operam no mercado angolano interessadas em expor as suas mercadorias e produtos nesta feira.

Do programa das actividades alusivas ao primeiro aniversário da elevação da cidade de Mbanza Kongo como Património Mundial, aberto no passado sábado, 09 de Julho, consta também a inauguração de uma unidade hoteleira privada com a capacidade de 120 camas, na zona do Nfumu, bairro 11 de Novembro.

O sítio histórico de Mbanza Kongo foi inscrito a 08 de Julho de 2017, durante a reunião dos membros do Comité de Património Mundial da Unesco, que decorreu na cidade de Cracóvia, Polónia.

A data passa a partir deste ano, a assinalar também o Dia da Cidade de Mbanza Kongo, por decreto executivo.