Angop - Agência de Notícias Angola Press

Huíla: Gambos investem AKz 197 milhões em projectos económicos

13 Março de 2018 | 19h28 - Economia

Gambos - Cento e noventa e sete milhões de kwanzas é o valor que a administração municipal dos Gambos, província da Huíla, prevê investir este ano na construção de infra-estruturas, com destaque para a instalação de pequenas indústrias lácteas e de aproveitamento da pele e de chifres, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) e de combate à pobreza.

  • Huíla: Sede municipal do Gambos

Em declarações hoje à Angop, o administrador municipal, Elias Sova, disse que os valores serão cabimentados para a edificação de uma indústria de lacticínios avaliada em AKz 13 milhões, um outra unidade de cortíceos estimada em três milhões de kwanzas e um centro de formação profissional que custará  AKz 28 milhões.

Consta ainda da carteira de despesas, a reabilitação da fortaleza da embala do Rei, um investimento estimado em 17 milhões de kwanzas.

Por outro lado, disse que está igualemnte prevista a reabilitação de 153 quilómetros do troço Tchiange - Pocolo (13 kms, Pocolo - Taka (55 km), Pocolo - Tyiko (43 km), Pocolo - Tyipeio (32 km) e Tyipeio - Tyiotongiotongo (10 km), empreitadas estimadas em 153 milhões de kwanzas.

Referiu que com a reabilitação destas vias vai se atrair mais turistas para o município aos Gambos e, consequentemente, captar mais investimentos para o seu crescimento a todos níveis.

Com uma superfície territorial de oito mil e 150 quilómetros quadrados, o município dos Gambos tem uma população estimada em 79 mil e 642 habitantes e é a maior potência pecuária da província da Huíla, estando situado a 163 quilómetros a Sul do Lubango, capital da província.