Angop - Agência de Notícias Angola Press

Zaire: ONG capacita famílias camponesas em técnicas de cultivo

12 Outubro de 2017 | 18h48 - Economia

Mbanza Kongo - Mil e 44 famílias camponesas na província do Zaire beneficiaram, nos últimos quatro anos, de acções de capacitação sobre práticas de culturas agrícolas, numa promoção e financiamento da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

  • CAMPO AGRÍCOLA

De acordo com o director provincial da agricultura e do desenvolvimento rural, Gouveia Pedro, outras cinco mil famílias foram abrangidas de forma indirecta neste programa de extensão rural que visa dotar aos agricultores de conhecimentos para a sustentabilidade dos seus projectos e o aumento da produtividade.

Os beneficiários foram capacitados sobre sementes, qualidade e quantidade, aplicação de adubos químicos ou fertilizantes, uso de herbicidas para o controlo de pragas, sobretudo na produção de hortícolas.

Matérias relacionadas com as formas de tratamento de produtos pós-colheita, como a técnica de dissecação ou desidratação de bananas, constaram também dessas acções formativas, incluindo aspetos sobre a gestão e liderança de projectos agrícolas.

Em declarações à Angop, a fonte disse que os resultados desse projecto são já visíveis a nível dos seis municípios da região, onde os beneficiários foram capazes de desenvolver iniciativas empreendedoras próprias no ramo da agricultura, que permitiram o aumento da produtividade.

“Nos últimos quatro anos,  este projecto da USAID, denominado “Programa de agricultores para agricultores”, trouxe muitos cidadãos norte-americanos à província do Zaire para prestar  serviços de assistência técnica e formação de membros das cooperativas,  empresários do ramo de agro-negócio, entre outros beneficiários”, enfatizou.

Disse que o referido projecto está a ser implementado por intermédio da Organização não-governamental (ONG) nacional denominada “Cultivar Novas Fronteiras Agrícolas (CNFA) na região.

Para reforçar tal parceria, neste domínio, trabalhou desde hoje, na província, o representante em Angola da USAID, Derrick Brown, que manteve já encontros de trabalho com os vice-governadores cessantes para o sector político e social e económico, Rogeiro Eduardo Zabila e Alberto Sabino, respectivamente.

Em declarações à Angop, à saída dos encontros, o responsável americano disse ter sido informado sobre as potencialidades agrícolas da província do Zaire, com vista a reforçar a cooperação já existente entre a sua instituição e o sector na região.

“Pretendemos reforçar a cooperação já existente entre a nossa instituição e o sector da agricultura em Angola”, sublinhou.