Angop - Agência de Notícias Angola Press

Cunene produz mais de 29 mil caixas de sabão artesanal

11 Outubro de 2017 | 16h22 - Economia

Ondjiva - Vinte e nove mil e 322 caixas de sabão artesanal, produzido a base de soda, água e óleo, foram produzidas de 2016 até a apresente data, pela Associação do Progresso e Desenvolvimento das Comunidades de Angola no Cunene (APDCA).

  • Cunene:Directora da APDCA - Gina Rocha
  • Cunene:Funcionaria da APDCA
  • Cunene:Área de secagem de sabão

A informação foi avançada hoje à Angop, em Ondjiva, pela directora da APDCA no Cunene, Gina Martina Rocha.

Referiu que o projecto de fabrico de sabão artesanal conta com a parceria do Ministério do Ambiente e do governo local.

Sublinhou que das 29 mil e 322 caixas de sabão fabricadas, das quais 12 mil foram caixas grandes que integra dez barras e 17 mil e 322 caixas pequenas com 16 barras.

As caixas grandes foram vendidas no valor de sete mil kwanzas cada e a pequena quatro mil kwanzas, que permitiu arrecadar no período em causa um total de um milhão e 580 kwanzas.

Gina Rocha explicou ser muito simples e fácil o processo para o fabrico do sabão artesanal, bastando apenas preparar 12 litros de água, dois quilogramas de soda cáustica, 20 litros de óleo vegetal usado (fritos de cozinha) e uma quantidade de amaciador de roupa e outros aromas naturais.

Depois disso, mistura-se os produtos até ganhar consistência e despeja-se numa forma rectangular com 1 metro de comprimento e 0,5 de largura. Deve-se tirar da forma no dia seguinte e antes de endurecer, o sabão deve ser já cortado em cubos ou em barras”, explicou a responsável.

Gina Rocha informou que o projecto permitiu empregar mais de 15 mulheres desfavorecida.

APDCA está representada também nos municípios da Cahama, Namacunde, Ombadja, em cooperativas de grupos de mulheres rurais, que já beneficiaram de varias formações sobre o fabrico de sabão caseiro.