Angop - Agência de Notícias Angola Press

Bié: Governo vai dinamizar produção agricola

12 Outubro de 2017 | 11h11 - Economia

Cuito - O governo da província do Bié pretende para presente época agrícola (2017/2018) dinamizar os trabalhos de lavoura para obtenção de maiores resultados, com o incentivo aos camponeses, através da disponibilidade de mais tractores, charruas e outros meios.

  • Bié: População encorajada à aposta na agricultura
  • Bié: Governador Boa Vida Neto em visita a um campo agrícola

Ao falar hoje à Angop, na cidade do Cuito, o governador do Bié, Boavida Neto, que aproveitou a ocasião para anunciar abertura da campanha agrícola deste ano no  município do Cuemba, 180 quilómetros a leste da sede da província, no dia 30 deste mês, reafirmou a forte aposta numa agricultura mais mecanizada.
 
Desde Agosto último, o governo do Bié, através  da direcção provincial da agricultura, está a preparar a presente época agrícola, potenciando cada vez mais os camponeses com insumos e meios mecanizados.
 
Boavida Neto lembrou que, em Agosto deste ano, o ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga procedeu à entrega de sete tractores, 50 carroças de tração animal, 30 toneladas de sementes diversas, 10 mil charruas, cinco mil toneladas de adubo compostas, 778 catanas e mil pares de enxadas.   
 
Parte destes insumos foram já canalizados aos municípios, comunas e embalas, frisando que, a partir da próxima semana os in puts serão distribuídos aos camponeses associados em cooperativas e não só.
 
Na província do Bié, o sector da Agricultura e Desenvolvimento Rural controla 55 cooperativas e 418 associações de camponeses e todas contam com o apoio do governo.
 
Na campanha agrícola transacta foram cultivados mil e 850 hectares de terras aráveis (mais mil em relação ao período anterior), nos municípios do Cuito, Camacupa, Catabola, Chitembo, Cunhinga, Cuemba, Nhârea, Chinguar e Andulo.