Angop - Agência de Notícias Angola Press

Lunda Norte: Sector diamantífero prevê transformar recursos no país

12 Agosto de 2017 | 17h45 - Economia

Dundo - O sector diamantífero para além da prospecção e produção prevê a curto prazo a transformação de diamantes no país, disse hoje, sábado, no Dundo, Lunda Norte, o Presidente do Conselho de Administração em empresa diamantífera nacional (Endiama-EP).

  • Acher Mangueira, Ministro das Finanças
  • Presidente do conselho de administração da Endiama, Carlos Sumbula,

Carlos Sumbula falava a margem de um comício orientado pelo candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, na cidade do Dundo.

O PCA da Endiama sublinhou que a estratégia visa a transformar os recursos produzidos no país, garantir mais-valias mediante a criação de empregos à juventude e a valorização do próprio diamante.

O empresário indicou estar prevista a formação de mais quadros nas áreas de joalharia e lapidação com a montagem de uma fábrica.

O ministro da Finanças, Archer Mangueira, acredita que potencialização do sector por trazer ao receita que contribuiriam para o desenvolvimento de outros sectores da economia nacional, tais como da energia para tornar mais produtivo e atractivo o investimento na região e facilitar a ligações entre os leste e o litoral do país.

Archer Mangueira fala da necessidade de se criar um ambiente necessário para que o investidor privado esteja presente com negócios que combatam algumas insuficiências e complementem a acção do Estado.