Angop - Agência de Notícias Angola Press

Angola: Central térmica do Soyo dá início ao fornecimento de energia

11 Agosto de 2017 | 19h42 - Economia

Luanda - A Central Térmica do Ciclo Combinado do Soyo já começou a produzir e fornecer energia à rede eléctrica pública desta cidade, numa acção da Sonagás, empresa subsidiária da Sonangol, soube hoje (sexta-feira), em Luanda, a Angop.

  • Maquete da Central a gás do Ciclo Combinado do Soyo - Arquivo
  • Turbinas a gás da Central do Ciclo Combinado do Soyo - Arquivo

Esta estrutura é operada pela Luxerviza, empresa do grupo Sonangol vocacionada para a gestão das operações de centrais de gás natural, e assume um papel estruturante no desenvolvimento da província do Zaire, tendo ainda capacidade para, em breve, fornecer energia eléctrica a Luanda, segundo uma nota de imprensa da Sonangol.

Com duas turbinas em funcionamento, a central do Soyo produz 22 megawatts de energia, com recurso à transformação do gás natural, proveniente das operações dos diversos blocos petrolíferos nacionais e da fábrica de Angola LNG, refere o documento.

A entrada em funcionamento desta central térmica permite a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) satisfazer as necessidades totais de energia da cidade do Soyo, de forma mais económica e com menos emissões de resíduos com impacto ambiental.

Na segunda fase, a desenvolver nos próximos meses, a Central Térmica do Ciclo Combinado do Soyo será integrada na rede nacional de energia para que, desta forma, possa fornecer energia eléctrica à capital, Luanda, e a outras regiões do país.