Angop - Agência de Notícias Angola Press

Futsal: MJD quer plano de acção para mundial

14 Fevereiro de 2020 | 20h48 - Desporto

Luanda - A Federação Angolana de futebol de salão (FAFUSA) deve apresentar ainda este mês, ao Ministério da Juventude e Desportos (MJD), o seu plano de acção, visando a participação no Campeonato do Mundo, a disputar-se de 9 de Setembro a 4 de Outubro, na Lituânia.

  • Jogo de futsal entre Angola-Egipto (arquivo)
  • Ministra da Juventude e Desportos - Ana Paula do Sacramento Neto (arquivo)

A orientação foi dada nesta sexta-feira, em Luanda, pela titular do pelouro, Ana Paula do Sacramento Neto, no final de uma audiência concedida aos membros de direcção da federação, atletas e equipa técnica mercê da conquistou este mês da medalha de bronze, no Campeonato Africano, decorrido em Marrocos.

O secretário-geral da (FAFUSA), Eliseu Major, afirmou à Angop que a direcção da instituição reúne-se segunda-feira com a equipa técnica nacional, liderada por Benvindo Inácio, para, entre outras questões, elaborar um programa de trabalho para ser entregue à Direcção Nacional dos Desportos.

Perspectivando o arranque da preparação para o mundial da Lituânia, disse que a selecção nacional será convocada após a disputa do Campeonato Nacional, em Agosto.

Numa entrevista concedida em outro momento à Angop, este dirigente do futsal afirmará que a Federação vai proporcionar, o mais rápido possível, ao seleccionador nacional Benvindo Inácio, uma formação de superação em Portugal ou Espanha.

Para o bronze e a qualificação ao mundial, feitos inéditos, a selecção venceu nas classificativas do terceiro lugar a Líbia, por 2-0.

Recorde-se que Angola participou já em 1997 num Campeonato do Mundo, mas na altura a modalidade era tutelada pela FIFUSA, passando nos últimos anos a depender da Confederação Africana de Futebol (CAF).