Angop - Agência de Notícias Angola Press

Futebolistas já têm associação

14 Janeiro de 2020 | 01h20 - Desporto

Luanda - Uma agremiação que se propõe defender os interesses dos futebolistas, denominada Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA), foi criada, em Luanda, tendo eleito esta segunda-feira, como presidente, o ex-futebolista Mbanino Igor Samu Nascimento.

A ANFA conta com 314 associados inscritos em todo país, sendo que 164 deles participaram do pleito que elegeu, em lista única, Igor do Nascimento, com 161 votos a favor, nenhum voto contra e sem abstenção. Apenas três votos foram invalidados.

Entre outros objectivos, a ANFA visa defender, promover e desenvolver os direitos e interesses desportivos e sociais dos futebolistas em Angola.

Na sua primeira intervenção, Igor Nascimento agradeceu a confiança a si depositada pelos associados e prometeu cumprir a risca os objectivos pelos quais nortearam a criação da ANFA.

No pleito votaram associados de Luanda (141), Cabinda (58), Benguela (44), Bié (14), Moxico (17), Huambo (12), Huila (17), Namibe (8) e Malanje (3).

 Em termos administrativos, a ANFA, antes designada por Sindicato dos Futebolistas Angolanos (SIFA), foi legalizada a 24 de Setembro de 2019, de acordo com o descrito no número 1, da escritura pública, na folha 44 do livro de notas para escrituras diversas do Cartório Notarial do Kilamba Kiaxi, em Luanda.

Além da ANFA, o país conta a Associação dos Antigos Futebolistas de Angola (AAFA), liderada, também, por um ex-internacional angolano, Quim Sebas.