Angop - Agência de Notícias Angola Press

Futebol: Responsável destaca importância do novo livro de Carlos Pacavira

10 Outubro de 2019 | 03h45 - Desporto

Luanda - O secretário de Estado dos Desportos, Carlos Almeida, destacou quarta-feira, em Luanda, a importância do livro "62 anos de CAN e 23 anos com Palancas", do jornalista Carlos Pacavira, por ajudar a perpetuar os feitos futebolísticos angolanos, em particular, e africanos, no geral.

  • Carlos Almeida - secretário de Estado dos Desportos

Ao intervir no acto de lançamento do manual, o responsável disse que as histórias sobre vitórias das equipas e dos talentos de futebolistas angolanos e de outros países africanos, narradas na obra, lançada quarta-feira, devem servir de exemplo e motivação às gerações mais novas.

Segundo Carlos Almeida, a obra contém testemunhos ricos sobre o futebol no país e no continente africano, constituindo um material de grande valor histórico facto que deixará mais orgulhoso os angolanos.

Apelou aos jovens no sentido de tirarem proveito do esforço e sacrifício feito pelos antigos integrantes das selecções nacionais, que representaram condignamente o país.          

Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, afirmou que a modalidade é um factor de inclusão e coesão social, que merece visão e dimensão mais profissional.

Já o presidente honorário da FAF, Armado Machado, o antigo capitão Akwá e o ex-internacional Pedro Mantorras solicitaram às autoridades do país maior atenção e apoios para os ex-praticantes da modalidade.

A obra, que resulta de uma pesquisa do seu autor, contém 128 páginas, tem uma tiragem inicial de quatro mil exemplares e foi editada pela Damer Gráfica.

O manual é fruto de pesquisas do autor sobre números e outros dados sobre o futebol africano e faz incursão pelas 32 edições dos campeonatos africanos da modalidade disputados desde 1957, no Sudão, e súmula das oito participações de Angola nesta competição.