Angop - Agência de Notícias Angola Press

Jogos da SARPECCO: Namíbia vence Zimbabwe no futebol para o fecho

13 Agosto de 2019 | 22h40 - Desporto

Luanda - O triunfo da representação de futebol da Namíbia sobre o Zimbabwe, por 4-1, aos penaltes, marcou hoje, em Luanda, o encerramento da 10ª edição dos Jogos da Organização Regional da Polícia da África Austral (SARPECCO), decorrido no país.

  • 10 edição dos Jogos da Sarpcco
  • 10 edição dos Jogos da Sarpcco

No tempo regulamentar do encontro, disputado no estádio dos Coqueiros, verificou-se um empate (1-1), com golos marcados pelo zimbabuano Ikasimeso Chimbadzwa, aos 33 minutos, e do namibiano Germany (76).

Desta, recorreu-se a marcação de sete grandes penalidades, com o vencedor a converter quatro e o derrotado a falhar dois. Com este triunfo, a Namíbia conquista a medalha de ouro, seguindo do Zimbabwe (prata) e África do Sul (bronze).

Na classe feminina da modalidade, o feito coube a equipa angolana, que sábado, no campo 22 de Junho, bateu copiosamente a sua similar do Zimbabwe, por 4-2.                                     

Após o desafio dos Coqueiros, procedeu-se a entrega de troféus e medalhas das distintas especialidades, em cerimónia encabeçada pelo Comandante Geral da Polícia Nacional, o Comissário Chefe, Paulo Gaspar de Almeida, acompanhado dos secretários de Estado do Ministério do Interior, José Bamokina Zau, e Salvador Rodrigues.

No acto, também presentes, o chefe do bureau regional de Harare e coordenador da Interpol, Mubita Nawa, o director nacional dos desportos, Nicolau Daniel, os presidentes da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, e do Atletismo, Bernardo João.                                 

Quanto a classificação geral, onde Angola ficou na terceira posição, com 28 medalhas, primazia ao Zimbabwe (64), Namíbia (31), Moçambique (8), Zâmbia (8), África do Sul (6), Botswana (4) e Eswatini (3). 

A prova, que contou com 866 atletas em representação de oito estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), envolveu as modalidades de futebol, voleibol, Netbol, atletismo, dardo e xadrez, em ambos os sexos.                          

Os Jogos passados de Eswatini, com a presença de 15 países, foram vencidos pelos polícias do Zimbabwe.  

A SARPCCO foi fundada, em 1995, por onze países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia (Eswatini), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.