Angop - Agência de Notícias Angola Press

Polidesporto: Ministra enaltece feitos de Alberto da Silva "Pepino"

11 Janeiro de 2019 | 22h41 - Desporto

Luanda - Os feitos do antigo atleta Alberto da Silva "Pepino" foram hoje,sexta-feira, relembrados pela ministra da Juventude e Desporto, Ana Paula Sacramento Neto.

Falando na Galeria dos Desportos, no acto de recepção do acervo desportivo do antigo ciclista, a governante afirmou que os esforços de Pepino no desenvolvimento da modalidade foram determinantes para a massificação do ciclismo no país.

De acordo ainda com Ana Paula Sacramento Neto o ciclista foi um exemplo ímpar que soube representar condignamente a nação sempre que foi solicitado a evidenciar o seu talento.

“Decorridos cinco meses após a sua morte, estamos aqui para cumprir uma promessa em imortalizar toda sua obra e dar o tratamento devido ao seu acervo desportivo”, destacou.

Além do ciclismo, Alberto da Silva “Pepino” desenvolveu outras habilidades a nível do desporto enquanto jovem, com realce para o futebol e atletismo.   

A direcção da Galeria dos Desportos reservou uma sala de aproximadamente 10 metros de largura e 15 de cumprimentos para instalar todo material desportivo do antigo ciclista benguelense.   

De 95 anos, Pepino realizou várias digressões pelo país de bicicleta em homenagem aos heróis da pátria, antigos combatentes e crianças pobres.

Participou em 2009, pela primeira vez, nos jogos olímpicos da terceira idade, na Califórnia, Estados Unidos da América. Em 2013 voltou a concorrer tendo conquistado duas medalhas de ouro.