Angop - Agência de Notícias Angola Press

Basquetebol: Presidente do COA admite superação da selecção nacional

13 Setembro de 2018 | 23h04 - Desporto

Luanda - O presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, admitiu hoje, em Luanda, a possibilidade da selecção nacional sénior masculina de basquetebol superar as dificuldades e conseguir resultados positivos na Tunísia, na 4ª “janela” de apuramento ao mundial da China2019, de 14 a 16 do mês corrente.

  • Gustavo Conceição, presidente do COA (Arquivo)

Em antevisão à participação do representante do país na mesma competição, o dirigente referiu à imprensa, que tem certeza da determinação dos jogadores, em lutar pelo alcance dos objectivos preconizados.

“Sei que encontrarão grandes dificuldades, mas devem encarar os desafios com bastante responsabilidade e determinação em vencer. É preciso haver maior espírito de concentração e cautelas na abordagem das situações de jogo, para com alguma normalidade chegar-se ao objectivo da qualificação”, disse.          

Sobre os problemas ultimamente vividos pela federação (FAB) e o conjunto angolano, principalmente financeiros e organizativos, o antigo internacional escusou-se a comentar de momento, considerando não ser oportuno, apelando a um apoio generalizado a equipa, em virtude do compromisso desportivo.         

       

Posição idêntica, foi manifestada pelo antigo seleccionador Victorino Cunha, que um pouco mais reservado, augura por um comportamento do conjunto, que possibilite menos erros e maior eficácia nas acções dos jogadores angolanos.        

   

Quanto ao representante na prova, que efectuou um estágio em Espanha, o extremo Edson Ndoniema constitui o destaque entre os três dispensados.

Foram também afastados Mutu Fonseca (1º de Agosto) e Egídio Ventura (Interclube).

No último jogo de controlo os hende-campões perderam diante do Partizan Baket, 75-90.

Eis os 12 convocados: Gerson Domingos, Pedro Bastos, Leandro Conceição, Carlos Morais, José António, Júlio Afonso, Mohamed Cissé, Leonel Paulo, Reggie Moore, Johne Pedro, Hermenegildo Mbunga e Yanick Moreira.

A selecção começa, sexta-feira, o torneio diante dos Camarões.

Angola ocupa a terceira posição do grupo E, com 10 pontos, juntamente com as selecções da Tunísia, líder com 12, Camarões (2º/10p), Egipto (4º/9p), Marrocos (5º/9p) e Tchad na sexta e última posição com oito pontos.