Angop - Agência de Notícias Angola Press

Basquetebol: Selecção angolana em Maputo para melhorar classificação

08 Agosto de 2018 | 19h12 - Desporto

Luanda - Com o principal propósito de melhorar a quarta posição da edição anterior, no Egipto2016, a selecção nacional de basquetebol feminina de sub-18 viajou hoje para Maputo, Moçambique, onde de 10 a 19 do corrente mês disputa o Campeonato Africano da categoria.

  • Seleçaão sub-18 de basquetebol (Arquivo)

Apesar de algumas dificuldades na preparação, o treinador Aníbal Moreira, antes de deixar a capital do país, manifestou o engajamento do conjunto em lutar pelo alcance dos propósitos de Angola , que visa atingir o pódio.            

“Fizemos uma preparação interna possível e vamos empreender todo o nosso esforço, para que possamos ter um campeonato positivo. Lamentamos a ausência de algumas jogadoras, que deviam fazer parte do grupo, mas as presentes estão engajadas em enfrentar e contrariar as principais favoritas”, disse.

        

O objectivo da representação nacional é melhorar a quarta posição alcançada em 2016, na cidade do Cairo, Egipto. Por dificuldades financeiras, a equipa angolana não realizou estágio no exterior, que serviria para aferir o estado de prontidão das jogadoras para as metas estabelecidas.

Durante três meses, a selecção nacional realizou jogos de controlo com formações internas, de diferentes escalões e classes.

Fazem parte da equipa as basquetebolistas Marioneth Silva, Helena Pululu, Antónia Miguel, Cristina Lourenço, Júlia Francisco, Maria Boavida, Antonieta Vidal, Isabel Fernando, Magda Mussol, Tatiana Miguel, Alexia Dizeco e Maria Macedo.

Além de Angola e Moçambique, também participam na prova as selecções do Uganda, Egipto, Tunísia, Argélia, Cabo Verde, Mali (actual campeã) e  Ruanda.

Os dois finalistas garantem a qualificação ao Campeonato do Mundo de Sub-19, no próximo ano.