Angop - Agência de Notícias Angola Press

Polidesportivo: Huambo define estratégias para relançamento do desporto escolar

12 Fevereiro de 2018 | 17h31 - Desporto

Huambo - O governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, reuniu-se hoje, segunda-feira, com os agentes desportivos locais, para definir estratégias de dinamização do desporto infanto-juvenil nas escolas.

  • Desporto Escolar

O encontro, decorrido na sala técnica do Governo da província do Huambo, contou com a presença dos representantes do Clube Recreativo da Caála, JGM – Académica Sport Clube do Huambo, Ferrovia, além dos quadros da Direcção local da Juventude e Desportos.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o governador disse que a reunião  serviu para definir estratégias e prioridades para a incentivar as crianças e jovens a praticar desporto, com objectivo de se descobrir novos talentos em todas as modalidades, tal como no passado.

Por isso, João Baptista Kussumua defendeu maior articulação entre as direcções da Juventude e Desportos e da Educação, Ciência e Tecnologia, bem como da Universidade José Eduardo dos Santos, para a concretização deste plano.

Por seu turno, o vice-presidente administrativo do Recreativo da Caála, Eduardo Pindali, valorizou a reunião, pois começa-se a dar passos para se encontrar soluções tendentes à massificação do desporto infanto-juvenil, visto que “ninguém consegue se manter no topo por muito tempo, sem uma base consolidada”.

As escolas, segundo o dirigente desportivo, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do desporto, por serem locais onde são absorvidos, através dos campeonatos inter-turmas e inter-escolares, novos talentos para alta competição.

Eduardo Pindali afirmou que os clubes da província do Huambo estão unidos para apoiar o Governo nas políticas de desenvolvimento do desporto em todas as vertentes, devendo, para efeito, existir maior diálogo e compromisso de ambas as partes.

O presidente do Ferrovia do Huambo, Adriano Marques Katito, também realçou a promoção do encontro, na medida em que abordou também questões relacionadas com a Lei do Mecenato e o apoio aos clubes.

Para si, é importante que o Governo adopte políticas de financiamento aos clubes, através da participação de empresas locais, com vista a proporcionar um crescimento do desporto na província, mediante a prática de maior número de modalidades.