Angop - Agência de Notícias Angola Press

Futebol: Prémio Palanca Negra privilegia formação

12 Outubro de 2017 | 17h31 - Desporto

Luanda - A melhor escola de formação é o principal destaque nas 23 categorias do prémio "Palancas Negras" em futebol, cuja primeira edição acontece no dia 16 de Dezembro, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, numa iniciativa da Federação Angolana da modalidade (FAF).

  • Convidados ao lançamento do Prémio Futebol Palanca Negras
  • Mesa de Presidium no Lançamento do Prémio Futebol Palanca Negras

 

Além desta, realce também para o melhor golo, claque e patrocinador, num evento que visa distinguir agentes e instituições que se destacam ao longo das épocas desportivas no país.

Os prémios estão distribuídos em 23 categorias na classe de seniores femininos, masculinos e Sub-20, designadamente de melhor árbitro, dirigente, equipa ideal, golo, guarda-redes, jogador, patrocinador, treinador, claque, equipa Fair Play e escola de futebol.

O radialista desportivo Carlos Pacavira é um dos membros do corpo de jurado, indicado pelo promotor do evento, enquanto os restantes serão conhecidos no próximo mês de Novembro, em conferência de imprensa.

No final da presente temporada desportiva serão atribuídos durante a gala o galardão carreira e uma menção honrosa para um projecto de carácter social na área desportiva. Serão ainda prestadas 10 homenagens na cerimónia, a indicar pela comissão organizadora, em concertação com o corpo de jurado, não estando, por isso, submetido a votação.        

Os prémios de futebol”Palancas Negras”, que conta com a parceria organizativa do Grupo Mener, vocacionada à promoção de eventos culturais, como o Angola Music Awords, têm ainda como objectivo a promoção dos diversos agentes e a valorização do futebol nacional.

A iniciativa do organismo reitor do futebol nacional serve também para homenagear as pessoas que têm feito a história do desporto nacional.

No acto, aos contemplados serão entregues troféus. Os vencedores poderão ainda receber outros prémios em bens ou valores, caso estes existam ou sejam disponibilizados por patrocinadores e parceiros.

A apresentação e lançamento do prémio Palancas Negras aconteceu quarta-feira, no Auditório da Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela, na capital do país, em que distintos agentes aproveitaram para manifestar satisfação pela sua criação, bem como apresentaram sugestões e propostas, para melhorar a qualidade e o seu regulamento.          

A edição2017 também promove o Centro Histórico e Cultural da antiga cidade de Mbanza Kongo, promovido a património da humanidade pela UNESCO. Em cada ano mudará de temática.              

A par de acções isoladas, como a da Rádio 5, que distingue os melhores do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola), esta é pioneira do órgão reitor da modalidade, presidido por Artur Almeida e Silva.