Angop - Agência de Notícias Angola Press

Desporto adaptado: Dois novatos na selecção para mundial de Londres

21 Abril de 2017 | 17h46 - Desporto

Luanda - Manuel Jaime, do Cuanza Sul (deficiente motor - classe T46) e Regina Dumbo, do Huambo (deficiente visual total - classe T11) são as novidades da selecção convocada quinta-feira, em Luanda, pela coordenação técnica nacional de atletismo adaptado para o campeonato do mundo, de 9 a 24 de Julho, em Londres (Inglaterra).

  • Após aos Jogos Paralímpicos Rio2016, Gicaso espera fazer melhor no mundial
  • José Chamoleia (esq) será a referência de Angola em Londres

O primeiro sem qualquer experiência internacional e a segunda destacou-se nos Jogos da CPLP, disputados em 2016, na capital do país, são agora integrados no leque de seleccionados seniores tendo em conta a renovação que se enceta, depois da geração de “ouro” em que se destacaram, entre outros, José Sayovo, Estefânia Matias, Henda Gerónimo, António Diogo (já retirados) e Octávio dos Santos (em final de carreira).

O combinado nacional integra ainda os velocistas José Chamoleia (Huambo), Befília Buyo (Bié) e Esperança Gicaso (Luanda) os três da classe T11, Catarina Francisco (Namibe), deficiente visual parcial - classe T13, e o fundista Alberto Lussasse (Bié), classe T46, todos com vasta experiência internacional, a última das quais deu-se nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Fazem parte da equipa os guias Nicolau Palanca, Alaine Baptista (ambos de Luanda), Eduardo Chimboto (Bié) e Adelino Costa (Huambo).

De acordo com uma nota do Comité Paralímpico Angolano (CPA) a que a Angop teve acesso nesta sexta-feira, o conjunto concentra-se no dia 8 de Maio na capital do país para início da primeira fase dos trabalhos com término a 27 do mesmo mês.

A segunda fase da preparação realiza-se na província do Huambo de 12 de Junho a 7 de Julho, devendo a delegação viajar para Londres três dias depois.

O adjunto António Diogo, segundo o documento, assumirá por enquanto toda a responsabilidade técnica do conjunto nacional, dada a ausência do treinador principal José Manuel, que regressa de Espanha, onde faz formação, antes do Campeonato do Mundo.

A classificação médico-desportiva acontece entre os dias 11 e 13 de Julho. O campeonato disputa-se propriamente de 14 a 24 do mesmo mês.