Angop - Agência de Notícias Angola Press

Incêndio deflagra no Parque Nacional da Quissama

06 Dezembro de 2017 | 12h19 - Ambiente

Luanda - Aproximadamente 20 hectares foram consumidos por um incêndio que deflagrou, terça-feira, na área da entrada do Parque Nacional da Quissama - anunciou hoje o Ministério do Ambiente.

  • fachada principal do Parque Nacional da Quissama (foto arquivo)

Sem indicar as causas, o Ministério do Ambiente explica, numa nota de imprensa, que o incêndio se iniciou pelas 14 horas, mas que poderia estar extinto até as  12 horas de hoje, 06 de Dezembro.

Pessoal do Serviço Nacional de Bombeiros, efectivos da unidade de tropas especiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) e trabalhadores do parque combateram o incêndio.

De acordo com a nota, foram accionados os órgãos competentes de investigação para a determinação da origem do fogo.

Com uma extensão de nove mil 960 quilómetros quadrados, o parque da Quissama conta com quatro postos fixos para patrulhamento, assegurados por fiscais.

Instituído como Parque Nacional em 1938, o Parque da Quissama situa-se na região noroeste do país, numa distância de aproximadamente 70 quilómetros da cidade de Luanda.

Faz parte das zonas de protecção integral da natureza e é limitado pelo Oceano Atlântico, mantendo 120 quilómetros de área costeira, e com os rios Cuanza e Longa.