Angop - Agência de Notícias Angola Press

Ruanda: Cantor Corneille nomeado embaixador do UNICEF contra sida

26 Outubro de 2005 | 17h20 - África

Kigali

Kigali, 26/10 - O músico ruandês Corneille foi nomeado hoje pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) embaixador da campanha mundial "Unamo-nos pelas Crianças contra a Sida" destinada a chamar a atenção da comunidade internacional sobre as conseqüências do HIV/Sida sobre os petizes.

"Quero ajudar a despertar as consciências sobre este problema grave porque se trata do futuro do continente. Quero dizer às crianças afectadas que não estão sozinhas. Na minha qualidade de artista, tenho uma oportunidade na imprensa e pretendo explorá-la não apenas para a promoção dos meus discos", disse Corneille à imprensa durante o lançamento da campanha.

"É uma doença que não é bem compreendida e sobre a qual circulam muitos tabus. África é o local onde há uma grande necessidade de educação e informação para mudar as mentalidades", acrescentou.

Nascido em 1977 em Friburgo (Alemanha) onde os seus país estudavam, Corneille Nyungura venceu em 1983 o Prémio "Descobertas" organizado pela Televisão Ruandesa antes de o país mergulhar no horror, em Abril de 1994, com o massacre de toda a sua família.

Ele foi salvo do genocídio depois de se esconder por detrás dum canapé quando os assassinos chegaram à sua casa.

O seu álbum intitulado "Parce queon vient de loin", publicado em 2002 no Quebeque (Canadá) onde se instalou após abandonar o seu país, tornou-o muito popular e permitiu a sua nomeação em França para os prêmios de "Artista Revelação de 2003" e de "Melhor Álbum de 2003".